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terça-feira

Dica 9 – Muita atenção ao seu currículo “virtual”


Na Dica 7 falamos um pouco sobre o currículo virtual e divulgação pela internet, que envolve alguns detalhes específicos. Vamos a eles:

Cadastramento em sites

• Se possível, leia todos os campos antes de preenchê-los. Conheça as informações solicitadas e prepare o conteúdo anteriormente. Lembre-se que, se o sistema “cair”, você perderá todos os dados digitados e o seu tempo.

• Os campos têm caracteres limitados, portanto seja sucinto, objetivo e muito claro.

• Coloque as informações sobre empresas de atuação e cursos realizados em ordem decrescente, ou seja, os mais recentes primeiro.

• No campo “trajetória profissional” destaque as empresas que atuou nos últimos dez anos.

• No campo “cursos” indique os realizados nos últimos três anos e apenas aqueles que se referem ao seu objetivo profissional.

• Destaque seus diferenciais. O que você tem que poucos ou nenhum profissional têm?

• Você quer abraçar o mundo? “Topa” qualquer cargo? Se você quer ser contatado direcione seu interesse. Os sites de empresas de recrutamento permitem inúmeras opções. Lembre-se que as organizações clientes acessam todas suas informações, portanto verão que você se interessa, por exemplo, pelas áreas Contábil, Compras, Comercial nos cargos Auxiliar, Analista, Assistente, Coordenador. Essa falta de direcionamento faz com que a empresa pense que o profissional está desesperado e, portanto, aceita qualquer coisa para não ficar desempregado. E como nenhuma empresa quer contratar alguém desequilibrado, a sequência natural é procurar o próximo currículo.

• Dedique-se. Há dezenas de sites para você se cadastrar, considerando empresas de recolocação e organizações às quais tem interesse em trabalhar. Para isso é necessário tempo e disponibilidade pessoal.


Envio por e-mail

• Tenha certeza de quem receberá o currículo. Envios genéricos só fazem aumentar a lixeira de quem recebe as mensagens.

• Cuidado com a grafia dos nomes. Tem dúvida de como se escreve? Utilize apenas o nome ou sobrenome cuja grafia você não tem dúvida.

• SEMPRE escreva o assunto, de forma concisa e objetiva. Sem assunto o destino do e-mail é a lixeira.

• Escreva um ou dois parágrafos, no máximo, informando o cargo que pretende e algum outro dado relevante, como “Sr. Yuri do setor de Suprimentos indicou-me para esta posição e solicitou que lhe enviasse diretamente meu currículo”.

• Redija adequadamente, conforme comentamos na Dica 4. Utilize letras maiúsculas no início dos parágrafos, pontos finais vírgulas, sem abreviações. Lembre-se que no “internetiquês” LETRAS MAIÚSCULAS INDICAM GRITOS e todas as letras minúsculas indicam sussurro ou preguiça em iniciar parágrafos em letra maiúscula.

• Encontre o equilíbrio entre a formalidade e a informalidade. Nesta situação pronomes de tratamento como “Vossa Senhoria” estão em desuso.

• Apesar de ser respeitoso e educado, é dificílimo uma empresa acusar o recebimento de um currículo. São centenas por semana e nem todos têm a ideia da mensagem automática de recebimento. Minha sugestão? Esqueça, não peça confirmação!

• Assine a mensagem apenas com seu nome, telefone celular embaixo e, na terceira e última linha, o endereço do blog do seu currículo ou Currículo Lattes, se houver.

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