sexta-feira

Dica 8 - Em seu currículo inclua as informações solicitadas pela empresa

Muitas consultorias de recolocação sugerem que, dependendo do profissional, dados como idade, número de filhos ou até o local de residência sejam omitidos do currículo. Enfatizam que JAMAIS último salário e pretensão salarial devem ser informados, a não ser pessoalmente. Aqui vão algumas ponderações sobre isso.

Falemos primeiro da realidade de mercado: pode ser discriminatório, antiético, ilegal, mas muitos dos perfis traçados pelas empresas não condizem com idade avançada ou mulheres com cinco filhos, por exemplo. Ao lerem estas informações levam um susto e imediatamente passam para o próximo candidato.

A ideia de um currículo sem dados como estes não é fazer propaganda enganosa e sim gerar entrevistas. Pessoalmente a idade avançada ou o número de filhos podem ser meros ou insignificantes detalhes, quando as competências comportamentais e técnicas são convergentes com o perfil da vaga.

A diferença é a solicitação. Quando uma empresa pede ao candidato determinadas informações, na realidade está EXIGINDO e espera ser considerada.

Algumas informações são muito específicas, como último salário, pretensão atual e mínimo aceitável, número do registro profissional de classe (CRP, CRM, CREA, etc.), se há ou não disponibilidade para viagens e mudança de base residencial, peso / altura / idade / foto essenciais para modelos e manequins.

Verifique o que a empresa pede. Se você acredita que não vai ser chamado porque será discriminado, o fato de não enviar os dados já indica que não será contatado. Ao enviar as informações você tem alguma chance, caso contrário não.

Assim, inclua os dados pedidos pela empresa, pois informação solicitada ignorada significa currículo descartado.

Você tem dúvidas sobre quais são as informações adequadas para seu currículo ou sobre como deixá-lo atraente? Uma assessoria especializada pode ser o caminho. Visite o site da Failde Consultoria e veja detalhes de nossa Oferta Coletiva Exclusiva.

Nenhum comentário: