quinta-feira

Dica 7 - Faça uma divulgação direcionada


Quais empresas lhe interessam?
Quais segmentos de mercado são atraentes para você?
Considerando o porte da empresa e origem do capital, você tem objetivos específicos?

As respostas a essas perguntas iniciam algo muito importante em sua divulgação profissional: o planejamento de ação. Um currículo bem elaborado é essencial para sua carreira, não suficiente.

Divulgar seu currículo pela internet é vital. Há empresas especializadas nisso; escolha as confiáveis, de preferência indicadas por pessoas que já utilizaram os serviços. Se forem pagos o cuidado redobra.

Inclua as redes sociais caso sua procura seja aberta. Se for confidencial mantenha seus amigos informados de sua intenção. Esta ainda é uma das opções mais efetivas: a indicação de profissionais e empresas.

Antes de distribuir seu currículo às organizações que lhe interessam, pesquise para saber se sua área ou cargo fazem parte delas. Nem toda empresa multinacional que utiliza serviços de helicóptero contrata pilotos.

Após essa pesquisa inicial visite os sites das empresas e verifique se há um ícone “trabalhe conosco”, para cadastrar seu currículo diretamente no banco de dados de Recursos Humanos.

O encaminhamento por e-mail individual também faz parte, porém mantenha o critério do direcionamento. “Spam”? Nem pensar!

Alguns profissionais optam por criar uma página na web (blog ou site) com o currículo. É interessante principalmente para quem trabalha com informática, pois pode demonstrar suas competências técnicas em webdesign e programação, por exemplo, de forma prática.

O “Currículo Lattes” é uma plataforma do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. É uma base de dados de currículos de pessoas físicas, jurídicas, instituições de ensino, pesquisadores e grupos de ciência e tecnologia. Tem conteúdo padronizado e qualquer pessoa, empresa ou instituição pode realizar pesquisas e consultas. Há órgãos do governo, instituições de ensino e empresas que já optaram por esta plataforma e só avaliam "Currículos Lattes". Verifique a possibilidade de fazê-lo. É grátis.

Mesmo com toda essa tecnologia, continue a observar os classificados de empregos nos jornais semanais, anúncios fixados em universidades ou outras instituições de ensino, dentre outros.

E nossa oferta coletiva ainda continua por mais alguns dias. Torne-se independente na elaboração e atualização de seu currículo. Algumas pessoas já estão participando, e você?

Nenhum comentário: