segunda-feira

Dica 4 – Cuide da linguagem do seu currículo


Você sabia que o selecionador dispõe de dois a quatro minutos para avaliar seu currículo? Por isso a linguagem requer sua atenção total.


Erros gramaticais são inadmissíveis, não importa a idade ou tempo de experiência do profissional. Para evitar este tipo de “atentado”, use um corretor ortográfico ou peça que um amigo o ajude.

Quanto ao conteúdo, seja objetivo, direto e verdadeiro. Lembre-se que as informações do currículo, mais cedo ou mais tarde, serão checadas de algum modo. Além disso, mentiras não sustentam uma carreira.

Evite linguagem extremamente técnica, com muitas siglas e abreviações. Uma dica é imaginar que o Selecionador ou leitor do seu currículo é um profissional com menos qualificação que você, precisa verificar se o conteúdo é compatível com o perfil do cargo para, se for o caso, entrar em contato.

Evite, ainda, a linguagem culta, rebuscada, com palavras difíceis, porque o leitor pode pensar que você é antiquado ou, pior, imaginar que você copiou o texto de algum lugar. Portanto, organize as ideias, elabore uma redação atraente e simples.

Você pode utilizar os verbos no infinitivo (gerenciar, dirigir, avaliar, liderar) ou na 3ª pessoa do singular, mais utilizado (gerencia, dirige, avalia, lidera). Evite, a qualquer custo, o gerúndio (“gerenciando equipe de 50 profissionais”, “dirigindo projetos nacionais e internacionais”).

O currículo pode ser atualizado semestralmente ou a cada evolução na carreira, o que acontecer primeiro. Como evolução entenda seminários / simpósios / cursos relacionados ao seu objetivo profissional, projetos importantes com resultados diferenciais, promoções, novas empresas.

Manter o currículo atualizado é estratégico e promove a autoavaliação:
* Estratégico - a qualquer oportunidade inesperada você terá seu currículo pronto para envio.
* Autoavaliação - naturalmente você fará uma retrospectiva da carreira dos últimos seis meses, no mínimo, e pode constatar que nesse período não participou de projetos importantes, deixou de se atualizar com cursos, seminários ou simpósios, ou chegar à conclusão que a tão sonhada promoção ainda está muito distante.

A Failde Consultoria pode ajudá-lo na atualização do seu currículo. Veja como e aproveite esta oportunidade por tempo limitado.

Nenhum comentário: