sexta-feira

Com que roupa eu vou?



Há inúmeras orientações sobre qual é a melhor vestimenta para participar de um processo seletivo. Eu mesma já comentei em várias entrevistas, sites por aí afora.

Esta pergunta porém, respondida para uma leitora da minha coluna no Empregos.com, que também está no blog, requer um 'bom senso' diferente. Avalie:

Mesmo sabendo que o cargo pretendido aceita o uso de roupas informais (jeans, blusa e tênis/bota) – por se tratar de obras de engenharia em condições quase insalubres (muito sol, terra batida, altas temperaturas e umidade) -, continua valendo a regra de roupas mais formais para a dinâmica de grupo?

Obrigada
Daniela Carvalho, Goiânia – GO


Olá Daniela! Sua pergunta é interessante. Vamos pensar juntas?

Se você optar por roupas muito formais para participar do processo seletivo, a empresa pode interpretar que talvez você não se adapte ao ambiente ‘quase insalubre’ da obra, utilizando suas palavras.

Se optar por roupas muito informais acredito que a empresa a avalie como uma profissional ‘descolada’ e simples (como requer o ambiente). Se seu cargo exige visitas a clientes (mesmo que esporádicas) ou atendimento a fornecedores, o traje ‘muito informal’ não se adapta.

Então, como proceder?

Primeiro, avalie o cargo ao qual se candidata. Depois utilize o famoso ‘bom senso’: opte por um traje simples, não simplista ou despojado demais. Exemplos:

Calça ‘social’ preta, camisa colorida ou camisete, sapatilha preta.

Calça jeans escura (sem manchas, lavagens, rasgos, remendos), com barra bem feita, uma camisa ou camisete, sapato de salto baixo.

Evite: calçados de salto alto, botas exageradas e sandálias; cores neon (em altíssima moda hoje, que não se encaixam com nada profissional); camisetas; decotes, barriga de fora e cavas profundas; bijuterias exageradas e maquiagem idem.

Lembre-se que, além de demonstrar que pode se adaptar tanto a ambientes altamente despojados quanto aos mais formais, obras de engenharia requerem cuidado com saúde, bem estar e segurança. Não se iluda: isso será observado em todo seu processo seletivo.


Bjs e até!

Nenhum comentário: