sexta-feira

Como está sua ambição?



Como está o nível de sua ambição? Abaixo o teste na íntegra, desenvolvido para o UOL a pedido da jornalista Heloísa Junqueira de Noronha.



1. No momento o dinheiro tem papel de destaque na minha vida.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

2. Gosto de estar em evidência, quer seja no trabalho, em família ou com amigos.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

3. Trabalho duro para ter uma posição de destaque na empresa ou na sociedade.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

4. Quando traço um objetivo faço qualquer coisa para conquistá-lo.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

5. Estou disposto a deixar um emprego seguro, com possibilidade de crescimento a longo prazo, por um que me permita crescer rapidamente.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

6. Tenho grande habilidade em resolver problemas e adoro ser reconhecido por isso.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

7. Considero as derrotas que sofro, primeiramente, como fontes de frustração.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

8. Não há como negar: a aparência é essencial para mim.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

9. Gosto de ser ouvido e é muito gratificante quando estou certo.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

10. A determinação é a base de tudo em minha vida.
a. Sou eu 100%
b. Sou eu 70%
c. Sou eu 40%
d. Não sou eu

Resultados
a. Sou eu 100% 4 pontos
b. Sou eu 70% 3 pontos
c. Sou eu 40% 2 pontos
d. Não sou eu 1 ponto

1 a 10 pontos – Ambição... o que é isso?
A ambição passa longe de você, talvez nem se dê conta o quanto ela é importante em seu desenvolvimento. Será que você se sente realizado? Como anda sua energia produtiva? Você é daquelas pessoas evita sonhar pois tem medo de se frustrar? Vamos lá... isso pode ser divertido! Defina objetivos palpáveis e alcançáveis para sua vida. Observe-se mais, trabalhe para que sua autoestima e autoconceito sejam mais elevados. Isso lhe dará mais confiança em si, em suas potencialidades. Você é muito mais capaz do que imagina. Tente.

11 a 22 – Ambição: ter ou não?
Você já começou o caminho da autorealização e a ambição faz parte. Busque cada dia mais voltar-se a si próprio, aos seus anseios, desejos, necessidades. No caminho da autocompreensão a tendência é definir e buscar seus objetivos. Nesse processo naturalmente você irá arriscar um pouco mais a cada dia, soltar-se mais, sonhar mais, curtir mais. Pratique.

23 a 34 – Ambição faz bem!
Se você não sabe o que é ambição, ao menos pratica. Você reúne um conjunto de características importantes na conquista de um objetivo, que inclui determinação, energia, dinamismo, automotivação, equilíbrio emocional, respeito ao outro e seus limites, relacionamento interpessoal, empatia, resiliência. Mantenha-se alerta e humilde, pois se cair a dor será menor e você levará menos tempo para levantar. Você saberá como fazê-lo! Siga.

35 a 40 – Ambição ou ganância?
Se você tem rodinhas nos pés e sua cadeira parece ter formigas no assento, está na hora de pensar de que vale essa correria toda. Você tem ganho projeção, reconhecimento, dinheiro, status? A qual custo? Observe e avalie se suas conquistas têm lhe afastado dos amigos, da família, de um trabalho interessante com boas perspectivas de crescimento. O limite entre ambição e ganância pode ser bem tênue. Reflita.

Teste desenvolvido por Izabel Failde, Psicóloga, Consultora Organizacional e de Carreira. O teste acima foi elaborado com o objetivo de ser um agente de reflexão, sem qualquer tratamento científico.

Nenhum comentário: