sexta-feira

Bagagem de Vida


VilaMulher


Pra você a dinâmica da Revista Liderança (Setembro/2009).

Objetivos
Reflexão, sensibilização e conscientização sobre a importância da inteligência emocional nos relacionamentos, avaliação de vida e carreira, integração, interação, observação, senso de objetividade, comunicação, criatividade.

Recursos
Aparelho de som e música suave. Caixas de papelão diversas (decoradas de diversas formas e cores) ou sacolinhas em substituição. Revistas, bonecas, bonecos, pequenos brinquedos infantis diversos (personagens de desenhos, animais, utensílios domésticos, instrumentos musicais). Considere tudo aquilo que pode representar algo para os participantes, tendo em vista sua vida pessoal, familiar e profissional. Mesa grande suficiente para acomodar os materiais.

Tempo estimado x Número de participantes
40 minutos para 20 participantes

Instruções
1o momento – 10 minutos
Espalhe todos os materiais sobre a mesa e dê a cada participante uma caixa de papelão (“bauzinho”) ou uma sacolinha. O importante é que ele tenha um “recipiente” para coloca sua “bagagem de vida”. Cada participante, pensando em sua vida como um todo, escolhe objetos que simbolizem momentos significativos e os coloca no “bauzinho”. Informe a todos que não há acertos ou erros e complemente o momento com uma música suave ao fundo.

2o momento – 10 minutos
Forme trios de trabalho e onde cada integrante mostra ao seu grupo os objetos selecionados e os motivos da escolha. Ao término peça que analisem as histórias, verifiquem repetições, igualdades, desigualdades e façam analogias do momento com o cotidiano profissional.

3o momento – 20 minutos
• Em grupo aberto os participantes relatam suas conclusões. Questione:
• Quais sentimentos apareceram durante a execução do exercício? Por que evoluímos ao entrar em contato com estes sentimentos?
• Quais aprendizados o exercício traz? E o que podemos levar para o cotidiano?
• O que podemos obter de melhorias nos relacionamentos interpessoais, tanto com colegas de trabalho quanto com clientes?
• Como melhorar nossa convivência pessoal no cotidiano?

Notas
1. O exercício tende a levar os participantes a reflexões profundas e sensíveis. Lembre-se disso na hora de escolher a música e opte por aquela que transmite paz e energia, não depressão. Na condução, seja sensível, perceptível e alegre ao mesmo tempo.
2. Se o espaço for pouco, opte por utilizar figuras ao invés de objetos. Entretanto, o impacto não é o mesmo.
3. Caso queira, complemente a atividade com um texto objetivo sobre a inteligência emocional nas relações interpessoais.

Nenhum comentário: