terça-feira

Trainees e Dinâmicas












arquivo pessoal

  Os últimos e os primeiros meses de cada ano são “coroados” com centenas de processos seletivos de Trainees. Nesta época vemos jovens participando de várias etapas, intensas e cansativas, visando conquistar seu lugar ao sol. Os perfis são os mais variados e chegam ao extremo de exigirem experiência anterior. 

  Muitas organizações têm, realmente, um programa de desenvolvimento estruturado, em que os Trainees são acompanhados, têm mentores e passam por processo de “coach” interno. Outras companhias são conservadoras e anseiam por novas ideias, dinamismo, iniciativa. Porém, veladamente, não oferecem estrutura para o Trainee permanecer na empresa por muito tempo, o que infelizmente só é descoberto algum tempo depois da contratação. 

  Qualquer que seja o perfil da empresa, algumas características e habilidades se destacam: comprometimento, responsabilidade, resiliência, flexibilidade e adaptabilidade, dinamismo, iniciativa, bom relacionamento interpessoal, capacidade de ouvir a si próprio e ao outro, talento para liderar e gerir. Nada disso se consolida se o candidato não souber o que quer para sua própria carreira. 

  Os itens abaixo revelam algumas características do “profissional do futuro”. Faça sua auto-análise:
  • Traço metas de crescimento e desenvolvimento pessoais e profissionais.
  • Sou dinâmico, criativo, flexível e procuro “andar com as próprias pernas”.
  • Mantenho acesos meus relacionamentos, meu círculo de amizades pessoais e profissionais.
  • Estou atento às informações de mercado, mesmo que não estejam diretamente ligadas às minhas áreas de interesse.
  • Consigo “pensar” com a cabeça (RAZÃO) e com o coração (EMOÇÃO), agindo como um Ser Humano Integral.
  • Partilho sucessos e insucessos com minha família.
  • Penso e ajo como empresário de minha própria carreira. 
Qualquer resposta negativa indica um ponto que você deve trabalhar. E já que o momento é de reflexão e preparação para o futuro, saiba que as dinâmicas de grupo na seleção de Trainees costumam ser bastante elaboradas, interessantes e complexas. Estudos de caso sofisticados são criados especificamente para estes processos, exatamente para que as empresas se sintam seguras em contratar um profissional antenado, à frente, do futuro.

 Então se prepare para todo este processo de uma forma diferente. Proponho que você dê continuidade às frases abaixo, atribuindo a elas de seis a dez “finais” diferentes, por cinco dias consecutivos. Ignore o que escreveu no dia anterior ou as repetições. Seja espontâneo; escreva apenas o que lhe vem à mente.
  1.  Só serei plenamente responsável pela minha carreira...
  2. Para ser um profissional mais seguro...
  3. Para ser um profissional mais competente...
  4. Minha autoconfiança depende apenas de mim, porque...
  5. Para colocar tudo em prática preciso...  
 Resista à tentação e releia suas respostas apenas ao término dos cinco dias. Tenho certeza que você se surpreenderá com as descobertas. Conclua o exercício observando e assumindo atitudes efetivas de mudança. O cronograma das diferentes etapas da seleção de Trainees costuma ser divulgado com bastante antecedência, o suficiente para você se preparar como nunca!

 Boa sorte!

Nenhum comentário: