quarta-feira

Entrevista - A influência do papel de parede no ambiente de trabalho!


Office Worker Licking Computer Monitor


Olá!

Você já parou para pensar que o papel de parede que escolhe para seu computador revela algo sobre você? Dos parceiros sempre notamos, mas os nossos...

A jornalista Andrezza Czech consultou alguns profissionais, inclusive eu, e publicou esta interessante matéria.    Não importa se sua escolha é clássia, séria, engraçada ou irrelevante, tem sempre alguém "de olho" no papel de parede.

Bjs e até!


Saiba o que o papel de parede do seu computador do trabalho diz sobre você


Você é do tipo que escolhe um "meme" diferente por semana para o fundo de tela do computador do trabalho? Ou nunca trocou a imagem padrão? Por mais ingênua que seja a sua escolha, o papel de parede pode passar uma impressão positiva ou negativa sobre você para seus colegas e seu chefe. 

Para saber o que cada uma representa, o UOL Comportamento conversou com a psicóloga e consultora em desenvolvimento profissional Izabel Failde, o economista e consultor de etiqueta e marketing pessoal Cláudio Pelizari, a consultora de imagem pessoal e etiqueta Ana Vaz e o diretor de novos projetos da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) Cezar Tegon.

Símbolo da empresa
São pessoas que não querem chamar atenção no ambiente de trabalho e preferem passar despercebidas. Em uma empresa muito formal, que não permite nem o uso de porta-retratos, um papel de parede discreto como esse é o ideal, pois passa a ideia de ser uma corporação que tem um padrão de conduta e valoriza sua imagem. Por outro lado, em um ambiente mais informal e que exija inventividade de seus funcionários, o símbolo pode passar a ideia de que você é pouco criativo e tem dificuldade de expressão. Nesse caso, enquanto alguns colegas podem pensar que você é o típico puxa-saco, o chefe pode achar que você encara o trabalho como uma obrigação e nada mais.

Imagem padrão do computador
Mais impessoal, impossível. É o tipo de pessoa que está ali para cumprir as obrigações, ganhar seu dinheiro e sair correndo sem um minuto de hora extra. Não quer saber de muito papo com os colegas e não quer que ninguém saiba nada sobre sua vida pessoal. Uma imagem tão neutra assim pode até ser interpretada como falta de interesse por seu trabalho, já que não há a menor intenção de deixar um pouco da sua personalidade no ambiente. Também pode ser alguém que está acostumado com regras rígidas de outras empresas e ainda não conseguiu se adaptar ao novo local.

Inspiração profissional
É uma pessoa que costuma ser comprometida com o trabalho e que não mistura a vida pessoal com a profissional, por isso prefere algo relacionado ao ambiente corporativo como fundo de tela. Na hora da escolha da frase ou foto de alguém inspirador, é preciso ter cuidado: a imagem mostra quem você gostaria de ser e quais modelos você tem, mas pode ser interpretada de maneiras diferentes por cada pessoa. Steve Jobs, por exemplo, pode ser visto como um gênio visionário para uns, mas, para outros, pode ser um péssimo exemplo de como tratar seus funcionários.

Ídolos
Quem coloca a foto de um ídolo, seja ele musical, político ou do esporte, tende a ser alguém mais expressivo e que gosta de debater suas preferências e hábitos. É possível que a pessoa seja interpretada como imatura, pois a idolatria tem uma relação forte com a adolescência. Colegas e chefe dificilmente vão separar a criação do artista com as opiniões e as atitudes que ele tem. Por isso, colocar um ótimo músico, mas que tem um histórico forte com drogas e violência pode pegar mal. Também é uma cilada escolher imagens para impressionar os outros: se você não conhece nada sobre música clássica, não tente usar uma imagem de Beethoven, pois alguém vai acabar lhe fazendo perguntas e desmascarando sua farsa.

Foto com a família ou com o namorado
É uma pessoa que gosta de falar sobre a vida pessoal e contar fatos do cotidiano para os colegas. Para alguns, essas fotografias como fundo de tela podem passar a ideia de que você é ligado a valores familiares. Outros podem encarar como um exagero. É preciso ter limites na escolha para não ser mal visto pelo chefe: fotos da família enchendo a cara em um churrasco de Natal ou do seu namorado exagerando na demonstração de amor podem queimar seu filme. Se for colocar a imagem com o parceiro, exponha apenas um relacionamento que seja firme para evitar ser questionado a cada semana sobre quem é o novo amor.

Bicho de estimação ou outros animais
São pessoas mais carinhosas e que gostam de cuidar de algo ou alguém. Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Hiroshima, no Japão, observar imagens de animais fofinhos pode aumentar a atenção e a produtividade no trabalho. Ainda assim, alguns colegas ou chefes podem encarar essa pessoa como alguém um pouco infantil e frágil. Tenha cuidado ao escolher a imagem do bichinho de estimação, ou você pode revelar algo pessoal demais. Já imagens de outros animais, como uma girafa ou um pinguim, podem ser usadas em empresas mais formais, pois não revelam muito sobre sua vida pessoal, embora haja o risco de serem interpretadas de diversas formas. Se você colocar a foto de um leão, por exemplo, pode ser visto tanto como alguém que quer ter sucesso quanto como alguém que sente que tem que matar um leão por dia na empresa.


Carros, casas e outros objetos de consumo
É uma pessoa que tem muitos sonhos e objetivos materiais e não só não se incomoda em falar sobre eles como precisa dessas inspirações para aguentar os problemas do trabalho. Como é discreta e não revela muito sobre sua intimidade, a imagem pode ser bem vista pelos chefes, desde que a pessoa não passe o dia reclamando dos afazeres, olhando para uma linda casa no campo e dizendo "ai, como eu gostaria de estar ali".

Bebês
Normalmente são usadas por mulheres mais jovens e meigas. Assim como pode passar a ideia de que a pessoa é bem-humorada e dócil, a imagem pode revelar ingenuidade e infantilidade. Usada com frequência, pode cansar os outros e passar uma fragilidade excessiva para o ambiente de trabalho. A menos que você trabalhe em alguma área relacionada a crianças, evite usar a foto de um bebê fazendo uma gracinha ou fantasiado de flor por muito tempo.

"Meme" recente ou piada
É o tipo de pessoa de bem com a vida, irreverente, aberta para a aproximação dos colegas e bem-humorada, que brinca com os outros no café ou no elevador. A imagem é adequada para ambientes menos formais e revela que a pessoa trabalha, mas se diverte. É importante que o "meme" possa ser interpretado por todos como algo positivo. Evite qualquer piada preconceituosa, com conotação sexual ou que possa levar o chefe a desconfiar de que foi uma indireta. Para uma empresa que aprecia a criatividade, um "meme" mostra que você está ligado no que acontece no mundo. Mas, como toda piada, a graça acaba e é preciso saber a hora de mudar o fundo de tela. Nesse caso, cuidado: mudar a foto todo dia pode parecer que você está sem serviço.

Fotos de viagem
São usadas por quem gosta de liberdade, de estar na rua. Se a fotografia é apenas de uma paisagem, ela não te expõe para os colegas e pode até mesmo ser usada em empresas mais formais. Já se você escolhe uma foto na qual aparece posando ao lado de pontos turísticos, esteja consciente de que alguém pode perguntar sobre o local visitado e, sem perceber, você pode acabar falando demais sobre tudo o que fez na viagem, o que pode passar a imagem de que você é exibicionista.

Nenhum comentário: