segunda-feira

Facebook: dicas de como bem utilizar

Nunca fale mal da empresa que trabalha ou do chefe no Facebook


Olá!


Recentemente conversando sobre o poder do Facebook, soube de um caso muito interessante e mais rotineiro do que imaginamos. Determinada colaboradora da empresa X sentiu-se mal durante o trabalho, desmaiou e foi levada ao pronto socorro. Constatou-se um mal súbito, possivelmente uma crise de hipertensão e, além dos remédios, o médico lhe indicou alguns dias de descanso.


Passado esse período a colaboradora informou à empresa que continuava não se sentindo bem e precisava descansar mais alguns dias. Por ser uma pessoa de confiança e ter presenciado todo este processo, a empresa sequer pensou, quanto mais exigiu, a comprovação do afastamento através de um atestado. 


A partir do primeiro dia de ausência todos da enxuta equipe se cotizaram e passaram a executar os projetos da colega. Os contatos diários para saber de sua saúde se espaçaram, para que ela tivesse mais tempo de descanso e sossego.


Certo dia em um comentário interno os colegas falavam a infelicidade do estado de saúde da colaboradora, quando um deles surgiu com a novidade:


- Ah! Creio que fulana está querendo ser dispensada da empresa, pois já está fazendo compras. Observei vários posts no Facebook de fotos e comentários sobre suas andanças pela cidade. E pelo que vi está fazendo isso há dias!


Sabendo utilizar, a internet é uma excelente ferramenta. As sugestões de hoje são para o melhor uso do Facebook. Acompanhe o texto de Carol Fernandes para o blog techtudo:


1. Evite falar besteiras para parecer engraçado
Empresas de RH têm utilizado o Facebook como parte dos seus processos seletivos. Escrever besteiras nas redes sociais pode acabar com a chance de ser efetivado em alguma empresa. Por isso, use o bom senso e procure utilizar o seu perfil no Facebook como um curriculum vitae.
2. Nunca fale mal da empresa que trabalha ou do chefeNão gostar do ambiente de trabalho ou do chefe não é nenhum crime, mas escrever nas redes sociais que o "supervisor é um mala", a "empresa é ruim" e "não está com vontade de trabalhar", atrapalha a carreira profissional, ou pior, pode resultar em uma demissão. Lembre-se: apesar de você não ter o chefe ou colegas de trabalho no Facebook, não significa que eles não consigam acessar as informações que você posta sobre o ambiente de trabalho.
3. Não revele seu paradeiro
Evite falar, em tempo real, o que você está fazendo, mesmo que as férias estejam ótimas. Contar onde e com quem você está pode mesmo ser perigoso, já que criminosos podem monitorar o que você divulga nas redes sociais.
4. Evite postar no mural o que deveria ser dito de maneira privada
Algumas pessoas adoram mostrar que são interessantes diante daqueles que as observam. Se você vai dar uma festa e quer convidar alguém, faça-o privadamente. Nem todo mundo precisa conhecer a lista de convidados e os detalhes da festa. Assim, você evita uma grande exposição e possíveis penetras.
5. Procure não queixar-se
Todo mundo tem dias ruins. Mas não é preciso fazer do Facebook um diário com desabafos e queixas. Se tem algo a dizer a alguém, fale pessoalmente, não no mural. Se tudo deu errado, deixe para desabafar com um amigo de forma privada. Não se torne uma pessoa inconveniente ao transformar as tragédias pessoais em públicas.


Nenhum comentário: